terça-feira, 21 de julho de 2009

A Politica Portuguesa.

Primeiramente peço desculpa por não ter vindo aqui ultimamente, mas a inspiração tem momentos altos e baixos e não tenho andado minimamente inspirada. Bom seguidores fieis eu sei que vos tenho andado a desiludir mas tenham santa paciência, cá estou eu novamente cheia de genica e pronta para falar bem de uma senhora.
Acontece que, há cerca de umas 2, talvez 3 semanas, a Sra. Manuela Ferreira Leite entra pelo meu hi5 a dentro, invadindo o meu culto à fotografia digital e eis que me diz: 'Ouvi dizer que tem um blog, podia escrever sobre mim ;)'
Se fossem vocês que é que faziam? Cá eu, o meu eu entre parêntesis decidiu comentar de volta dizendo: 'Claramente que sim. Dentro em breve'
(Um aparte, isto já não tem corretor automático agora tenho de carregar num botãozinho para isto me elucidar das palavras mal escritas.)
Continuando, cá estou eu portanto para falar sobre a dita cuja senhora que alegra diariamente o telejornal português e nos faz suspirar diante das propostas que não revela, pois tem medo que os outros partidos a roubem. Eu percebo, o PSD tem sempre ideias fora do vulgar e isso desperta sempre aquele bichinho no PS ou nos Comunas.
Pessoalmente sou totalmente contra o PS, acho o Sócrates um camafeu, mas isso são pormenores. Também não gosto de ser igual a toda a gente portanto os Comunas não me atraem. O PSD é um género de partido extra terrestre, e como os meus familiares são todos militantes deste ultimo é bom que eu tenha sempre uma palavra de consolo de 4 em 4 anos.
Honestamente eu sou aquele tipo de jovem, que com 17 anos teme os 18 mesmo por ter noção que o direito ao voto se aproxima a passos largos. Não é que não queira votar... Acontece que tenho receio de me sentir culpada se algum desastre acontecer. Bom, no PS não voto, nem que as vacas ganhem asas. Se calhar não voto é em nenhum, para não terem ciumes. Passo.
A Exma. Senhora Manuela Ferreira Leite é uma pessoa de extrema inteligência, pode não ser um talento revelado mas isso nem eu sou. Além demais deviam votar nela visto que ela tem o meu hi5 e pode ser que eu me torne uma figura publica e vos pague umas cervejinhas. (Sinto-me em campanha Eleitoral).
Prometo que não vou ao AVANTE.
Bom, se eu tivesse um partido chamar-lhe-ia Grão-a-Grão-Enche-A-Galinha-O-Papo.
Era mais directa no aspecto de 'Os políticos só roubam os portugueses, comem à nossa custa, vivem à nossa custa e ainda assim, lá vão os portugueses optimistas com o seu largo sorriso de VOU VOTAR E CUMPRIR O MEU DEVER DE CIDADÃO, para as urnas entregar o seu destino à lei da fava'
Peço desculpa mas a partir de 1974 eu ganhei o meu direito a expressar sentimentos e este país está na penumbra.

Obrigada, desculpem qualquer sentimento de revolta! Joana

9 comentários:

  1. Na sociedade na qual vivemos, aquilo que nos rege é a política por isso achei coerente a escolha de tema.
    Deveria contudo estar mais presente na vida das pessoas, de modo a que estas não andem ao sabor da maré.
    Dizem que os jovens de hoje em dia têm mais sentido critico em relação à política, mas acho que não, acho que o sentido crítico não está em esteriotipar, aliás quando esteriotipamos, porque isso todos nós o fazemos, estamos a "fugir" ao problema e a evitar o trabalho de argumentarmos, defendendo os nossos pontos de vista.

    A definição de criticar, deduzo que seja qualquer coisa do tipo :" Eles são todos uns merdas" ... é uma crítica mas é uma crítica pouco inteligente, porque isso muita gente sente na pele as políticas administradas por um governo que se diz Socialista. O socialismo é isto que vemos e sentimos todos os dias?

    A definição de socialismo é a seguinte :

    "Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O Socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.
    Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo."

    Hm, não me parece que seja o nosso PS.

    Nem tudo o que passa na televisão é verdade, não devemos fazer as nossas escolhas a partir daquilo que vemos nos notíciários.

    Português é mesmo assim, gosta de falar de espezinhar sem sequer se dar ao trabalho de saber como são as coisas.


    Vai escrevendo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por apagares os meus comentários, Joana.
    Assim se vê a democracia!

    ResponderEliminar
  3. Eu não apaguei nada, primeiro não posso, depois aparecia aquei a dizer 'comentário removido pelo blogger'

    ResponderEliminar
  4. Alias, posso mas não o faria, logicamente.

    ResponderEliminar
  5. É uma boa forma de ver a politica, acho que muita gente te tenra idade não faz a menor ideia do que é realmente a politica.
    Sabe apenas que se disser mal está a falar bem provavelmente e assim tudo se torna uma bola de neve da qual não vamos sair tão depressa.

    A propósito também me encaixo nos extra terrestres.

    ResponderEliminar
  6. Politica portuguesa: ideia estagnada de governação das massas nacionais com impetos corruptos e dissidentes da causa nacional.
    È disto que se trata o nosso regime democratico. Vou ainda dizer que o comunismo não é nenhum bicho de sete cabeças, mas sim um ideal politico original ao qual as outras facçoes politicas roubaram ideias e retorizaram-nas de modo a que o povo as aceitasse. Não tenho preferencia de partido mas digamos que sou pró ideais comunistas.

    ResponderEliminar
  7. Joana, a solução para esta missão de salvar o bom Portugal do buraco negro em que há muito se encontra (a começar pelo corrupto futebol, passando pelo extravagante e retrógrado sistema educativo que nos foi "doado", e recentemente acabando com lavagem de dinheiro e crises bancárias, devido à mente corrupta e egoísta dos accionistas e responsáveis, é a seguinte: acabar o 12º ano e nós vamos fazê-lo, sabias? Agora melhor, sem a Tonha por perto +.+ [há realmente coisas que me fascinam inegavelmente] ... Bom, isto parece um silly comment on your post, mas trocado por miúdos é uma breve retrospectiva do Portugal, Portugalinho que temos, nos dias de hoje, e talvez nos de hoje, daqui a 10 anos - sim, porque aquelas esperanças de alguns, que se baseiam na "luz ao fundo do túnel" lançada pelas palavras vãs [nalguns casos] de muitos partidos políticos, para pensar que um dia "isto" = Portugal, país democrático, vai ter um final feliz, um governo estável e de confiança e um povo respeitado e crente na boa imagem, mas essencialmente no próspero discurso de quem nos representa e lidera! Beijinhos
    Catarina**

    ResponderEliminar
  8. Término da ideia: Aqueles que acreditam numa solução a esta hora ou se estão a passear por uma praia, tipo lagostas hominídeas, ou então estão mesmo numa sesta ou o que lhe queiram chamar. Alguém tem de andar para a frente, certo? [pergunta retórica] E acho que no meio de todo este período longo de hibernação, quem se vai chegando à frente é o mar, fustigado pelo degelo, e quem sabe, se aqueles fulanos a que se dá o nome de "cientista" não têm razão, ao afirmarem em documentários na rtp2, via BBC, que um dia tudo o que existe de sólido irá desaparecer? É esperar para ver...
    Agora sim, um até breve!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Joana tens de te juntar a mim e ao Zé na JSD em Janeiro +.+
    Sari

    ResponderEliminar